Trilhas Sonoras Ficção-científica no Feirão do Vinil

By Feirão do Vinil,

  Filed under: Animação, Anos 60, Anos 70, Anos 80, Cinema, Feirão do Vinil, Trilhas Sonoras
  Comments: None

 

Trilhas Sonoras Ficção-científica no Feirão do Vinil

 

Gênero literário que rendeu clássicos inquestionáveis e nomes imbatíveis como Julio Verne, G. H. Wells, Phillip K Dick, Isaaic Assimov, Arthur C. Clark e Brian Aldiss, entre tantos outros autores, a ficção-científica mostrou-se apta a se adaptar aos mais variados formatos e veículos de mídia, se saindo bem nos quadrinhos, rádio e, mídia quase que feita sob medida para o gênero, o cinema.

Febre, ao lado das tramas de terror, das matinês dos anos 1950, como a primeira adaptação cinematográfica de A Guerra dos Mundos de H.G. Wells, a ficção-científica só cresceu nas décadas que se seguiram. A partir dos anos 60, o segmento se tornou um dos principais atrativos para levar gente às salas de cinema, selando definitivamente sua importância dentro da sétima arte.

Foi com o lançamento de 2001: Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick, que o gênero ganhou respeito não mais apenas como capaz de produzir obras escapistas para adolescentes entediados, mas também como arte.

A partir daí vieram muitos outros como Solaris de Tarkovsky, A Laranja Mecânica, também de Kubrick, Blade Runner, de Ridley Scott e muitos outros.

A ficção-científica no cinema também trouxe uma grande colaboração para o universo das artes, representando um dos gêneros cinematográficos que gerou algumas das trilhas sonoras mais originais e criativas da história do cinema.

Dos arranjos a base de Theremim dos cinemas de matinês dos anos 50 ao avanço da musica eletrônica nos anos 70, grandes compositores, em parceria com grandes diretores, acabaram produzindo algumas das mais impressionantes trilhas sonoras já criadas.

O Feirão do Vinil conta com diversas dessas trilhas, tanto de clássicos como Alien: O Oitavo Passageiro ou Contatos Imediatos do Terceiro Grau, passando por animações experimentais como o francês O Planeta Selvagem e o japonês Akira.

Um verdadeiro paraíso para os fâs de trilhas sonoras e, principalmente, da ficção-científica. E tudo dentro da promoção de cinco reais cada.

 

Feirão do Vinil

Endereço Rua Quintino Bocaiúva, 309 – Sé

São Paulo – SP

Tel.: (11) 3105-6714

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Seu Perfil