New Wave Brasileira no Feirão do Vinil

By Feirão do Vinil,

  Filed under: Anos 80, Feirão do Vinil, New Wave, Rock Brasileiro
  Comments: None

 

New Wave Brasileira no Feirão do Vinil

 

O início dos anos oitenta foi para boa parte da juventude brasileira uma espécie de alívio, expressado com cores, brilho, gel de cabelo, ombreiras e rock New Wave. Vivíamos os anos da abertura política e, se ainda não tínhamos Eleições Diretas, o período sombrio da Ditadura parecia prestes a acabar.

Era o momento apropriado para que o rock brasileiro alçasse vôo – o que ficou comprovado em outro artigo que publicaremos futuramente – e bandas, cantores e cantoras, identificados com a nova música britânica e norte-americana de grupos como Devo e B52´s e artistas como Madonna e Cindy Lauper, davam o ar da graça com hits próprios para o rádio e visual feito para a tevê, num movimento juvenil comparável à Jovem Guarda: era a New Wave brasileira.

Eram canções de fácil apelo comercial, tratando de temas amenos como a praia, amores, desamores, festas e o bolo que levou da namorada, nas vozes de bandas como o grupo Metrô, Gang 90, Magazine, Rádio Taxi, Blitz, Doutor Silvana, Kid Abelha e Os Paralamas do Sucesso, entre outros, além de artistas solos como Lulu Santos, Eduardo Duzek, Ritchie e Kiko Zambianchi, que antecipariam a verdadeira explosão do rock brasileiro que viria nos próximos anos – com bandas como Titãs, Legião Urbana, Plebe Rude e etc – e confirmariam a viabilidade dos megafestivais no país com a realização do primeiro Rock in Rio, em 1985.

A televisão, como não poderia deixar de ser, abraçou a nova onda e, em programas de auditório como Chacrinha e outros, além de semanais como o Globo de Ouro, as apresentações em Play Back destes artistas, entoando canções inesquecíveis como “Você não soube me amar”, Blitz”, “Sou Boy”, Magazine, “No Balanço da horas”, Metrô e etc se tornaram lembranças alegres ainda vivas no imaginário afetivo de quem foi criança ou adolescente na época.

O Feirão do Vinil conte em seu acervo com diversos títulos dos artistas e canções que marcaram a New Wave brasileira. Tudo por 5 reais cada.

 

Seja o primeiro a comentar

Seu Perfil