Brazillian Soul no Feirão do Vinil

By Feirão do Vinil,

  Filed under: Anos 60, Anos 70, Anos 80, Brazillian Soul Music, Feirão do Vinil, Funk, Soul Music
  Comments: None

 

Brazillian Soul no Feirão do Vinil

 

Não é porque a alma da musica popular brasileira esteja no samba que o Brasil não tem Soul. O gênero, surgido nos Estados Unidos em meados dos anos 1950, mistura da música gospel, rock and roll e o rhythm and blues, já tinha em Wilson Simonal e no Swing de Jorge Ben representantes oficiais do gênero nas terras tropicais, durante os anos 60.

Mas foi Tim Maia quem definitivamente incorporou a Soul Music à musica brasileira dando ao gênero um sotaque completamente tupiniquim e original.

Tim maia foi quem melhor compreendeu a musica Soul como, mais do que um ritmo, um manifesto da negritude, impulsionando o que viria a se tornar um verdadeiro chamado de ação afirmativa no que diz respeito ao orgulho afro no Brasil. Dessa forma, não é de todo exagero quando dizem que Tim é o equivalente na cultura nacional ao que foi James Brown na americana.

Tim Maia deu Soul à musica de seus ex-parceiros Roberto Carlos e Erasmo Carlos; compôs, gravou e produziu inúmeros hits e álbuns, todos hoje considerados clássicos, e foi mola propulsora da cultura dos bailes no Brasil.

Depois dele, a Soul Music Brasileira ou Brazillian Soul, como é conhecida e respeitada no exterior, ganhou inúmeros adeptos e diversos representantes, dentre os quais podemos destacar Cassiano, Hyldon, Tony Tornado, Cláudio Zoli, Sandra de Sá, Grupo Azymuth e muitos outros.

Tim Maia e todos os representantes da história da Soul Music Brasileira estão muito bem representados no acervo do Feirão do Vinil. Todos, incluindo muitos títulos raros, dentro da promoção de 5 reais a peça. Vale muito a pena conferir.

 

Seja o primeiro a comentar

Seu Perfil